top of page

Shadowban: a punição que 'esconde' seus posts no Instagram.

Você tentou aumentar o número de seguidores de sua conta usando métodos não tão ortodoxos e o efeito foi o contrário? Seu engajamento caiu e quase ninguém curte suas fotos? Se está acontecendo isto com seu Instagram, sua conta pode ter sido punida com o Shadowban.



Normalmente, todos que querem aumentar o número de seguidores no Instagram percorrem alguns caminhos para crescer na rede: usar hashtags da moda; postar regularmente; e, impulsionar publicações. As duas primeiras opções nós chamamos de crescimento orgânico - aquele que aconteceu naturalmente, sem precisar pagar - porém, dependemos da “boa vontade” do algoritmo do Instagram. Em situações normais o crescimento orgânico é lento e tedioso.


A outra maneira é pagar para impulsionar as publicações. Essa é uma alternativa para quem tem um dinheirinho sobrando e quer crescer na rede mais rapidamente. Com valores baixos é possível atingir o público que você determinou como “alvo”. Há também controvérsias sobre se este público é realmente “interessado” ou são robôs do próprio Instagram que curtem as postagens impulsionadas.


O dono do Instagram, que todos sabemos o nome, gosta de dinheiro, e, sempre que fazemos algum investimento para impulsionar uma publicação os números de crescimento, engajamento e visualizações aumentam consideravelmente. Este crescimento não é orgânico, é impulsionado. Está cada vez mais difícil crescer organicamente. Diariamente eu ganho 10 seguidores e perco 9. Se ganho 20, perco 19, tem sido assim nos últimos meses.


Entretanto, porém, todavia, existem maneiras não convencionais de crescer, uma delas é comprando seguidores ou assinando aplicativos que seguem e deixam de seguir perfis automaticamente. Comprar seguidores é basicamente matar a sua conta. JAMAIS compre seguidores. Caso o Instagram detecte uma atividade anormal em sua conta – como a compra de seguidores - você poderá ser penalizado com o Shadowban.


O que é Shadowban?


Um Shadowban acontece quando um usuário é penalizado na rede social, mas ele não toma conhecimento disso. Tudo funciona normalmente e somente depois de um tempo, analisando as métricas é que ele começa a se dar conta de que tem algo errado.


Quando uma conta recebe essa penalidade do Instagram, ela não aparece no feed de hashtags, também não aparece na localização, nem mesmo na aba explorar. A conta continua funcionando, mas suas postagens só aparecem para aqueles que já seguem a sua conta. Assim, ainda que você use hashtags para alcançar novas pessoas, isso não vai funcionar.


O Instagram nunca admitiu a prática do Shadowban, mas deu dicas para que os usuários não sofram com esse problema. Ficou parecendo uma confirmação, só que com outras palavras...



Qual é o impacto nos posts ou no perfil?


O Shadowban reduz consideravelmente o alcance das suas postagens. Elas só aparecem para quem já segue a sua conta. Se o seu perfil foi afetado você não conseguirá novos seguidores. Além de não alcançar novos seguidores, a conta pode passar a perder os que já tem.



Como saber se a sua conta foi vítima?


Se você está se perguntando se foi afetado pelo Shadowban, existe uma maneira de saber a resposta para essa dúvida.


  1. Publique no perfil que você acha que foi afetado;

  2. Utilize uma das suas hashtags que costuma utilizar na maioria dos posts, de preferência personalizada;

  3. Entre em contato com outros perfis que não te seguem (podem ser de amigos, por exemplo) para fazer uma pesquisa usando a hashtag personalizada que você inseriu na publicação;

  4. Se você não está apareceu para essas pessoas é porque tem grandes chances da sua conta ter sido afetada.


Se alguma delas, nem que seja apenas uma, conseguir visualizar o seu post, pode ficar tranquilo. O problema é apenas uma queda de engajamento e que pode ser resolvida algumas mudanças na sua estratégia de conteúdo na rede social – fale comigo 😃.


Fui vítima e agora?


Dê um tempo! Saia da sua conta e espere cerca de 24 a 48 horas para logar novamente. Saia também de outros dispositivos como computador e tablet. Essa é uma tentativa para fazer com que o Instagram pare de rastrear a sua conta.


Exclua algumas hashtags. Algumas hashtags podem estar prejudicando a sua conta no Instagram, por isso é bom retirá-las. Por exemplo, a hashtag “sextou” mencionada acima é uma delas. Outra é “youtube”, o Instagram oculta sua postagem automaticamente – comigo é assim. Quando posto essa hastag o alcance cai para quase zero.


Revogue os acessos de outros aplicativos. Muitas vezes permitimos o acesso de outros aplicativos na conta e é importante revogar essa permissão. Revogue todos e retorne com a autorização apenas para aqueles que realmente precisa como os utilizados para programar os seus posts.



Como evitar a punição no Instagram?


Uma dica essencial: esqueça a compra de seguidores ou de curtidas. Se você faz isso, saiba que o Instagram tem como rastrear e é claro, vai penalizar a sua conta.


Tenha cuidado com a quantidade e o tipo de hashtag que usa. O próprio Instagram recomenda uma média de 5 hashtags por postagem sendo um máximo de 30. Ultrapassar essa quantidade pode levantar suspeitas de que estão sendo usadas apenas para conseguir mais alcance, podendo atrapalhar os usuários na hora de fazer uma pesquisa.


Tudo o que Instagram quer é que o conteúdo postado seja realmente relevante para as pessoas – isso é o que ele diz, a realidade é outra $$$$. Para evitar que a sua conta seja afetada pelo Shadowban siga as dicas mencionadas.



- - - - - - - - -

Carlos Augusto é entusiasta de tecnologia desde que ganhou seu primeiro videogame em 1985, o Odyssey da Philips.


Tem alguma sugestão para esta coluna?

bottom of page