Evolução da definição do termo Marketing

Fonte: adaptado de LAS CASAS (2006).

Professor Carlos Augusto M. Costa

Faculdade Católica do RN

A evolução no decorrer do tempo das principais definições e de seus principais autores:


American Marketing Association

1935

“O desempenho das atividades empresariais que dirigem o fluxo de bens e serviços dos produtores até os consumidores”


Peter Drucker

1954

“Uma força poderosa a ser considerada pelos administradores”


Ohio State University

1965

“O Processo na sociedade pelo qual a estrutura da demanda para bens econômicos e serviços é antecipada ou abrangida e satisfeita através da concepção, promoção, troca e distribuição física de bens e serviços”


Philip Kotler e Sidney Levy

1969

“O Conceito de Marketing deve abranger também as instituições não lucrativas”


David Luck

1969

“Marketing deve limitar-se às atividades que resultam em transações de mercado”


Philip Kotler e Gerald Zaltman

1969

“A criação, implementação e controle de programas calculados para influenciar a aceitabilidade das idéias sociais, envolvendo considerações de planejamento de produto, preço, comunicação, distribuição e pesquisa de marketing”


Robert Bartls

1974

“Se Marketing é para ser olhado como abrangendo as atividades econômicas e não econômicas, talvez o marketing como foi originalmente concebido reapareça em breve com outro nome”


Robert Haas

1978

“É o processo de descobrir e interpretar as necessidades e os desejos dos consumidores para as especificações de produto e serviço, criar a demanda para esses produtos e serviços e continuar a expandir essa demanda”


American Marketing Association

1985

“É o processo de planejar e executar a concepção, preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam objetivos individuais e da organização”


Philip Kotler e Gary Armstrong

1998

“Marketing é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício”


Philip Kotler

1999

“Marketing é a ciência e a arte de conquistar e manter clientes e desenvolver relacionamentos lucrativos com eles"


Philip Kotler

2000

“Marketing é o processo por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”


American Marketing Association

2004

“Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos para criar, comunicar e distribuir valor aos clientes e para administrar o relacionamento com clientes de forma que beneficie a organização e os seus Stakeholders”


American Marketing Association

2007

“Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, distribuir e efetuar a troca de ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo"

Referências

AMA – American Marketing Association - The American Marketing Association Releases New Definition for Marketing – Press Release - Chicago – 14 de Janeiro de 2008- disponível em http://www.marketingpower.com/AboutAMA/Documents/American%20Marketing%20Association%20Releases%20New%20Definition%20for%20Marketing.pdf acessado em 21 de Fevereiro de 2010.

DRUCKER, Peter F.; Administrando em Tempos de Grandes Mudanças. São Paulo : Editora Pioneira, 1999.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle.. 5ª edição. São Paulo: Atlas, 1998.

KOTLER, Philip. Marketing para o Século XXI – Como criar, conquistar e dominar mercados – 3ª Edição – São Paulo – Editora Futura 1999

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a Edição do Novo Milênio – 10ª Edição - São Paulo – Ed. Prentice Hall – 2000

KOTLER, Philip; KELLER, Administração de Marketing: a Bíblia do Marketing– 12ª Edição - São Paulo – Ed. Prentice Hall – 2006

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. Rio de Janeiro: Editora LTC, 1998.

AS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de Serviços. 4ª edição. São Paulo: Atlas, 2006

MCKENNA, R. – Marketing de Relacionamento – 1ª Edição– Editora Campus – 1993