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Eu sou o cliente que nunca mais volta!

Sam Walton – foi o fundador do Wal-Mart e do Sam’s Club, com quase 5.000 lojas. Certa vez, ele iniciou um programa de treinamento para seus funcionários de maneira surpreendente.


Todos esperavam uma palestra sobre vendas ou atendimento, mas ele começou com as seguintes palavras:

“Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e pacientemente espera enquanto o garçom faz tudo, menos anotar o meu pedido.


Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares.


Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca toca a buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal.


Eu sou o homem que explica sua desesperada e imediata necessidade de uma peça, mas não reclama quando a recebe após três semanas.


Eu sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial, parece estar pedindo um favor, ansiando por um sorriso ou esperando apenas ser notado.


Eu sou o homem que entra num banco e aguarda tranquilamente que as recepcionistas e os caixas terminem de conversar com seus amigos, e espera pacientemente enquanto os funcionários trocam ideias entre si ou simplesmente abaixam a cabeça e fingem não me ver.


Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas. Engana-se.


Sabe quem eu sou?


“Eu sou o cliente que nunca mais volta!”


Divirto-me vendo milhões sendo gastos todos os anos em anúncios de toda ordem, para levar-me de novo à sua firma.


Quando fui lá pela primeira vez, tudo o que deviam ter feito era apenas a pequena gentileza, tão barata, que é um pouco mais de que uma simples ‘CORTESIA’.


“CLIENTES PODEM DEMITIR TODOS DE UMA EMPRESA, SIMPLESMENTE GASTANDO SEU DINHEIRO EM ALGUM OUTRO LUGAR.”



Curiosidades de Sam Walton


Sam possuía hábitos simples, sempre lavava o próprio prato após as refeições e a essência da empresa de Sam Walton sempre foi e continua sendo o preço baixo de seus produtos.


Ele também impôs uma série de rituais preservados até hoje, tais como:

  • Plano de crescimento e de carreira para seus associados, além da participação nos lucros.

  • Encorajamento aos executivos para irem à sede da empresa aos sábados para uma reunião com suas famílias, hábito que se mantém até hoje.

  • Antipatia visceral do Wal-Mart por sindicatos.

  • Política de Portas Abertas, permitindo que qualquer funcionário se queixe dos chefes aos executivos do escalão superior.

  • Escritórios e roupas dos funcionários simples e espartanos, ajudando a diminuir os custos.

  • Cultura que lembra uma cidadezinha americana, com valores familiares conservadores.

  • Reunião anual de acionistas na pacata Bentonville, com shows de música pop e astros do cinema.



Filosofia de Sam Walton “O cliente que nunca mais volta”


Compre barato, venda barato, mantenha as prateleiras bem sortidas, trate os clientes com respeito, valorize seus colaboradores e preste muita atenção aos acertos da concorrência.

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