Conteúdo para Professores

Tutoriais, ferramentas, dicas, notícias e tudo para auxiliar o professor(a) no exercício da docência.

Para responder esta pergunta, façamos outra: "O que exatamente quero que meus alunos consigam fazer após a aula?". Esta resposta indicará os objetivos de aprendizagem. Tenha em mente que os objetivos de aprendizagem da unidade devem atender aos resultados do curso.


Na tendência de perspectiva mais tecnicista é a descrição clara do que se pretende alcançar como resultado da atividade. Tais objetivos devem começar por um verbo no infinitivo e, como regra geral, ter um “para que”, ou seja, a frase deve ser composta por duas sentenças. Assim: Objetivo = Habilidade desenvolvida + qual a razão de desenvolver essa habilidade.

Para isto temos a tabela de taxonomia de Bloom, que é um esquema organizado das relações entre dimensões do processo cognitivo, afetivo e psicomotor. Falarei sobre o processo cognitivoe seus níveis, com as habilidades e competências almejadas, assim como 6 verbos de ação.


Pirâmide da Taxonomia de Bloom


É de utilização bastante prática, uma vez que permite, a partir da utilização de uma tabela do Domínio Cognitivo e perceber facilmente qual o verbo a utilizar / aplicar, em função do comportamento esperado, organizando os objetivos de aprendizagem em seis níveis, os quais são, por ordem crescente de complexidade os seguintes:


Segundo a taxionomia cognitivista, há seis níveis gerais que podem ser tomados como objetivos a serem alcançados. Veja os verbos geralmente utilizados para expressá-los:

  • Conhecimento – Conhecer, apontar, criar, identificar, descrever, classificar, defi- nir, reconhecer e relatar no final.

  • Compreensão – Compreender, concluir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, deduzir, localizar.

  • Aplicação – Aplicar, desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, prati- car, selecionar, traçar.

  • Análise – Analisar, comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, investi- gar, provar.

  • Síntese – Sintetizar, compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, propor, reunir, voltar.

  • Avaliação – Avaliar, argumentar, contratar, decidir, escolher, estimar, julgar, me- dir, selecionar.


Os resultados são:

  • Conhecimentos (conceitos, fatos, princípios, teorias, interpretações, idéias organizadas, etc.) e;

  • Habilidades (o que deve aprender para desenvolver suas capacidades intelectuais, motoras, afetivas, artísticas, etc.).



Veja outro exemplo dos níveis cognitivos na tabela abaixo:


Fonte: https://blog.saseducacao.com.br/taxonomia-de-bloom/


Agora alguns exemplos - lembrando que: depende do conteúdo/disciplina/objetivos do curso.


Exemplo 1: OBJETIVOS DA UNIDADE » Entender a Educação no século XXI e o conceito da Educação a Distância (EaD); » Conhecer as concepções e a legislação da EaD; » Entender os recursos tecnológicos disponíveis para a EaD; » Aprender sobre a metodologia EaD do grupo Ser Educacional.


Exemplo 2: OBJETIVOS DA UNIDADE » Identificar a importância do uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem; » Conhecer a Sala de Aula Virtual; » Conhecer a modelagem educacional do Grupo Ser Educacional; » Identificar as ferramentas de interação e aprendizagem disponíveis na Sala de aula virtual do Grupo Ser Educacional.


Exemplo 3: OBJETIVOS DA UNIDADE » Identificar as competências necessárias para o estudo a distância; » Aplicar estratégias que potencializem a aprendizagem a distância; » Contextualizar a estrutura organizacional na modalidade Digital, reconhecendo os componentes e respectivas competências.


--

O que achou da Taxonomia de Bloom? Ele pode ajudá-lo a planejar e organizar melhor o trabalho em sala de aula, e facilitar o aprendizado. Já utiliza? Deixe um comentário!

Gravar vídeos não é fácil. Mesmo com roteiro, anotações, com o conteúdo na ponta da língua, ligamos a câmera e... ação. Parece que tudo trava. Já ouvi artistas dizendo que preferem que o programa seja ao vivo, do que gravado. Concordo, dar aula "ao vivo" é mais fácil do que gravar um vídeo (ainda mais sozinho), pois roteirizo, gravo, edito, publico, etc.


Quer ver os erros de gravação do último vídeo do canal? Assista no link abaixo:





Atualizado: 6 de jun.

Socrative é uma ferramenta eficiente para aplicação de testes, revisões e avaliações mais elaboradas. Assim como o Kahoot, o Socrative é uma plataforma de aplicação de questionários, porém, sua principal diferença é que ele permite a inserção de perguntas mais longas, com alternativas também maiores.


Todas as partes do tutorial estão disponíveis. Assista abaixo e, falando sério, não deixe de se inscrever no canal.








Ficou alguma dúvida? Deixe comentário, eu respondo todos.



Foto-Perfil-Carlos-Augusto.jpg

Carlos Augusto

Professor

Carlos Augusto é professor dos cursos de Marketing e Administração, graduação e pós-graduação.

Foi premiado diversas vezes pelo uso de tecnologia como ferramenta de aprendizado em sala de aula.

  • Instagram ícone social